Hebraico para iniciantes: aprendi as letras; como leio hebraico agora?

Uma vez que aprendemos todas as consoantes e vogais da língua hebraica, precisamos ainda aprender a colocá-las todas juntas, não é? O sistema de escrita hebraica é bastante diferente do sistema de escrita em português. Então… como fazer?

Passos iniciais

Lembre-se que vimos, na postagem passada, que vogais hebraicas podem ser colocadas em vários lugares diferentes ao redor de uma consoante. Mas se podem ser colocadas em vários lugares numa palavra, como devemos ler? Não fica muito difícil?

Na verdade, não! Sabe por quê? Veja só:

  1. Primeiro, porque não existem ditongos em hebraico. Você nunca verá uma sílaba escrita assim: בַֹּ! (será que escrevi boa ou bão? Sabendo que eu sou mineiro…)
  2. Ao contrário, toda consoante numa palavra (a não ser a última), com raras exceções, sempre terá uma vogal com ela. Mesmo numa palavra como Israel, em que não existe uma vogal entre o s e o r, se escreve com a vogal sheva mudo no s: יִשְׂרָאֵל.

Então, como lemos? Bom, no início, você vai ter que fazer uma espécie de zigue-zague com os olhos, sempre buscando a vogal que está unida à consoante, mais ou menos assim:

Leitura “silábica”

Com a prática e o passar do tempo, você começará a notar que esse “zigue-zague” vai acabar e, logo, começará também a ler por sílabas:

De qualquer forma, dê tempo ao tempo. É só com muita prática na leitura que você começará a se sentir confortável. Só verifique que você realmente aprendeu todas as consoantes e todas as vogais! Não vale tentar ler se você não se tornou um mestre do básico! Pratique sempre e bastante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s