Novas e Novidades!

Olá a todos!

O fim de uma era…

Nos últimos anos minha presença aqui no Isso é Hebraico tem sido bastante esporádica. Existem várias razões para isso. Uma delas é que, de 2017 até agora, tenho focalizado bastante na escrita da minha tese de doutorado. Graças a Deus, finalmente terminei a escrita dessa tese (falta ainda a defesa em abril!), entitulada “Ministers of Christ Jesus: A Cognitive Account of Priestly Language in Paul” (Ministros de Cristo Jesus: Uma Descrição Cognitiva de Linguagem Sacerdotal em Paulo). Em suma, eu proponho que Paulo se refere a si mesmo e ao crente como sacerdotes, mesmo que não de forma tão explícita como Pedro (1 Pe 2.9), João (Ap 1.6, 5.6, 20.6) ou até mesmo o autor de Hebreus (Hb 13.15-16), e defendo isso através da examinação de textos chaves em Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, e Filipenses. Espero compartilhar o texto no academia.edu após minha defesa.

Aula de hebraico online!

Outra novidade por aqui é que ensinarei uma nova turma de hebraico no CLAJ do Andrew Jumper. Se você quiser estudar hebraico comigo pela internet, começaremos dia 23 de fevereiro! Não sou muito de fazer propaganda das coisas, mas gosto de das as informações certinhas… então lá vai:

  • O que você ensinará?
    • No passado, criei várias vídeo-aulas, as quais você pode encontrar aqui no site. Essas aulas começam com o alfabeto hebraico e levam o aluno até o mais obscuro verbo fraco da língua. Além destas vídeo-aulas, eu havia criado também alguns exercícios e testes. A maior parte do material didático desse curso se encontra aqui no Isso é Hebraico. O curso do CLAJ tinha testes e acesso ao professor, além de um calendário para ajudar o aluno a progredir de forma sistemática.
    • Ao longo dos anos, fiquei convencido de que a forma que eu ensinava antes, embora funcione e seja útil, não é o melhor método de se aprender o hebraico. Continuo em busca de um método pedagógico que maximize o aprendizado e retenção do material aprendido, mas creio que já estou pronto para ensinar de outra forma que, embora não seja a melhor forma, é melhor do que o que eu fazia antes.
    • Portanto, esse ano vou ensinar hebraico a partir da gramática de Bryan Rocine. Se você tiver interesse (espero que, com base nos meus posts acerca da gramática [1, 2, 3, 4, 5], você tenha!), venha estudar conosco!
  • Como funciona o calendário do curso?
    • O curso leva 1 ano, no qual faremos 4 módulos (Hebraico 1, 2, 3, e 4), cada um levando 2 meses.
    • Para datas exatas, clique aqui.
  • Quanto custa?
    • Clique aqui para ver valores do curso.
    • OBS: Não se assuste com os preços no início da página! Desça até a parte que diz “Cursos a Distância: Teologia e Línguas Bíblicas (2021)”.
  • Como faço a matrícula?
  • Para maiores informações, clique aqui ou entre em contato comigo.

Novos posts e vídeos

Não tenho nada de novo para apresentar hoje mas, com o tempo que agora tenho para dedicar a outros projetos e com as novas aulas no CLAJ, pretendo aumentar minha presença aqui no blog de novo. Então…

11 comentários sobre “Novas e Novidades!

    1. Ai, Rodrigo… ótima pergunta. Eu quero ainda voltar a esse projeto, como creio que é uma área que falta no ensino teológico brasileiro, mas no momento não tenho o tempo para dedicar a isso. Sinto que a única resposta que posso te dar no momento é “mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai”!
      Toda vez que recebo uma mensagem sobre isso aqui ou no YouTube, me dá uma dó no coração… mas esse projeto (de criar um curso de aramaico bíblico) precisa de bastante tempo, e no momento e até onde consigo enxergar no futuro, outras coisas demandam mais a minha atenção.
      Mas, por favor, continue me cutucando!

      Curtir

  1. Silvio Gonçalves

    Há tempos queria estudar com você no CLAJ. Fiz minha inscrição na semana passada e, com seu POST, fiquei ainda mais empolgado.

    Valeu!

    Curtir

  2. Gutemberg Oliveira

    Doutor, tudo bem?
    Poderia informar a ementa/grade do curso?
    Tentei realizar a inscrição e não obtive êxito, encaminhei e-mail para o CPAJ e informaram que a matrícula no curso poderá ser feita até o dia 05/03, entretanto ao acessar o site aparece a seguinte mensagem: “o curso atualmente está indisponível para inscrição”.
    Estou ansioso para estudar rs

    Curtir

    1. Oi Gutemberg,
      Então, quanto à inscrição, o site do Jumper realmente parece estar com problemas. Creio que a melhor coisa a se fazer é entrar em contato direto com eles sobre isso. Se você já tiver uma conta com o EAD deles, creio que esse link funcionará: https://cpaj.mackenzie.br/calendario/hebraico-biblico-2021/
      Quanto à grade/ementa do curso, é o seguinte: existem 4 módulos. Cada módulo durará 8 semanas, e em cada semana, estudaremos um assunto, seguindo a gramática do Rocine. A ideia é que começaremos devagar, aprendendo o alfabeto, as vogais, sílabas, e as primeiros 6 lições do Rocine no Hebraico 1. No Hebraico 2, estudaremos as próximas 11 lições do Rocine (lições 7-17). No Hebraico 3, estudaremos lições 18-34 (um total de 17!), e no Hebraico 4, estudaremos lições 35-50 (um total de 16 lições). Em cada módulo, o aluno terá algumas tarefas semanais: leitura da gramática do Rocine, outras leituras para acompanhar a leitura da gramática do Rocine, exercícios para solidificar o aprendizado, um teste para verificar o conhecimento do aluno, e uma live comigo toda sexta das 19:00 às 20:30 para revisar os exercícios e tirar dúvidas da semana. Ao final do módulo, haverá também uma avaliação final compreensiva.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s