Como usar o BibleWorks: buscas morfológicas

Existem vários softwares bíblicos muito úteis por aí. Dois dos principais softwares em uso no Brasil são BibleWorks e Logos. Como o Logos já tem várias dicas em vídeos e no seu blog em português aqui, achei que seria bom explicar algumas coisas básicas sobre o BibleWorks. (Aliás, o BibleWorks também tem vários vídeos explicativos, mas estão em inglês. Clique aqui para vê-los.)

BW10

Assim, hoje quero explicar como fazer uma busca morfológica simples no BibleWorks 10.

Para que serve uma busca morfológica?

Se você já tem o software bíblico mas não sabe para que serve uma busca morfológica, está perdendo! Uma das melhores e mais úteis funções de qualquer software bíblico bom é a busca morfológica. Vou explicar em alguns pontos abaixo, mas antes, se você não sabe o que é a morfologia, veja meu post sobre isso aqui.

  • Se você estiver aprendendo (ou relembrando) a gramática hebraica, uma busca morfológica pode destacar certos elementos da gramática que você está estudando. Assim, se você começou a estudar adjetivos, é possível escolher um texto fácil (como Jonas ou Rute) e fazer uma busca por todos os adjetivos no texto. Com a lista resultante, tente fazer uma análise de cada palavra, determinando se ela é masculina, feminina, singular ou plural. Essa prática e repetição é muito útil – até para quem já conhece a língua!
  • Uma busca morfológica pode esclarecer a razão de uma classe gramatical. É possível que certa classe não funcione bem do jeito que você aprendeu no primeiro ano de hebraico. Por exemplo, se você não entende como o autor de Ester usa o verbo infinitivo absoluto, basta fazer uma busca por cada ocorrência do mesmo no livro. [Aliás, faça mesmo essa busca mais tarde – os resultados serão bem interessantes!] Seu estudo indicará certos padrões importantes, ao mesmo tempo que mostrará palavras que fogem desse padrão, servindo assim para te ajudar a aprofundar teu conhecimento da língua.
  • De forma semelhante, uma busca morfológica é a base para o estudo de palavra. Vou falar mais sobre isso daqui a pouco (e em outro post futuramente), mas por enquanto lembre-se que a semântica depende da morfologia. O que quero dizer com isso? A forma explica o sifgnificado. Assim, “pastor” significa uma pessoa que cuida de ovelhas (físicas ou espirituais!). Já o termo “pastores” significa mais de uma pessoa que cuida de ovelhas (físicas ou espirituais). É claro que esse exemplo é básico, mas já mostra que às vezes é necessário fazer buscas de certas classes morfológicas para determinar o que significam.

O “básico” do BibleWorks

Antes de prosseguir, é bom que você saiba, tenho um PDF de uma folha só na página de recursos que explica o básico do BibleWorks (você pode também clicar aqui para baixá-lo). Dito isso, explicarei abaixo algumas coisas necessárias para se fazer uma busca morfológica no BibleWorks.

  1. O BibleWorks é um software com várias “versões” bíblicas. Uma versão é um certo texto em certa linguagem. Assim, uma versão pode ser o texto da Bíblia traduzida por um grupo, como a tradução da Sociedade Bíblica de Portugal em 2005. Pode ser também o texto crítico ou eclético em hebraico do AT, como o texto da Bíblia de Leningrado.
  2. Basicamente, uma versão é aquilo que 1) determinará em qual texto você realiza a busca (assim, não é possível fazer uma busca morfológica do hebraico numa tradução portuguesa ou buscar uma palavra em português no texto hebraico) e 2) um dos textos que aparecerá na sua janela de leitura.
  3. A versão morfológica que você quer utilizar para uma busca no BibleWorks é o Westminster Hebrew OT Morphology. Para usar esse texto, apenas digite {WTM} na linha de comando do BibleWorks. Aliás, tanto aqui quanto em todo o texto a seguir, se você ver alguma coisa entre chaves, é porque estou delineando aquilo como algo que você precisa digitar da forma que está dentro das chaves. Assim, não digite as chaves, mas apenas o conteúdo das mesmas quando eu disser que é necessário digitar, por exemplo, {.*@vqt*}.

Alguns exemplos de buscas morfológicas

Se você tiver BibleWorks, é possível que a aparência do seu BibleWorks difira um pouco do que vou mostrar abaixo. Eu ampliei a escala da interface de usuário para melhor vizualização e personalizei também algumas cores do meu BibleWorks.

Mas é isso aí! Vamos ao que importa, certo?

Passo 1: escolha as versões disponíveis

  • Clique nas três barrinhas acima da janela de leitura (destacado em vermelho)
  • Clique para escolher suas versões disponíveis na janela de leitura (destacado em amarelo)
  • Escolha quais versões você deseja ver na janela de leitura da caixa que aparecerá (veja abaixo) e clique “ok”
    • Aliás, certifique-se que você tenha, no mínimo, a versão WTT e WTM. Uma boa versão em português também ajuda!

Passo 2: escolha a versão de busca correta

  • Certifique-se que sua versão de busca (aquela versão que aparece embaixo da linha de busca – destacada em vermelho) é a versão WTM
  • Se não for, basta apertar o botão “Esc”, digitar WTM na linha de comando, e dar retorno (destacado em verde)

Passo 3: escreva o código na linha de comando para fazer uma busca morfológica

Abaixo, mostro quatro variações duma mesma busca:

1) הלך no hithpael

  • Achei esse verbo interessante em Levítico 26.12 e quis fazer uma busca desse tipo de verbo em toda a Bíblia para saber um pouco mais
  • Para fazer essa busca, digito {.hlk@vt*}, que aparece como “.הלך@vt*”.
    • OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: ao fazer uma busca morfológica em hebraico, é necessário colocar o cursor ao “final” da palavra (à direita do ה) antes de digitar a arroba! Se você não fizer isso, o BibleWorks pensará que você ainda está digitando em hebraico e você terá um Pe Sofit ao final da palavra!
    • Note que o BibleWorks tem um menu suspenso que me mostra quais os códigos possíveis para a busca que quero fazer (destacado em vermelho)
    • O asterisco significa que “tudo o que segue é valido”. Assim, não restrinjo mais a busca por pessoa, gênero, número, sufixo pronominal, etc.

2) Qualquer verbo no hithpael em toda a Bíblia hebraica

  • Por curiosidade, quis fazer uma busca de todo verbo no tronco hithpael em toda a Bíblia hebraica
  • Para fazer essa busca, digito {.*@vt*}
    • Note que logo depois do ponto, em vez de letras hebraicas digitei um asterisco, indicando assim que não busco uma raíz específica, mas qualquer raíz que siga a morfologia
      • Como curiosidade, note que se eu colocasse um ה depois do ponto e um asterico depois do ה, seria possível fazer uma busca por todos os verbos ל”ה! O código para isso seria {.ה*@v*}.
    • O resultado da minha busca mostra que o tronco hithpael aparece 840 vezes na Bíblia hebraica (destacado em vermelho), em 769 versículos (destacado em amarelo), apresentando 490 formas gramáticas diferentes (destacado em verde).

3) O perfeito (consecutivo ou simples) de הלך no hithpael

  • Voltando à minha busca original, em Levítico 26.12, quero ver a frequência do perfeito consecutivo הלך no hithpael em toda a Bíblia, e gostaria de comparar também com o perfeito simples. Como sei que não existem muitos verbos הלך no hithpael, não vou fazer duas buscas diferentes, mas uma só.
  • Assim, digito {.hlk@vt[pq]*} para fazer a busca morfológica.
    • Os colchetes dizem ao BibleWorks que, no “espaço” da conjugação, quero ou um verbo perfeito (p) ou um verbo perfeito consecutivo (q)

4) O verbo הלך no hithpael seguido por uma preposição

  • Notei, ao buscar por הלך no hithpael, que muitos dos meus resultados aparecem seguidos por uma preposição.
  • Para ver exatamente quantos verbos e quais são, digito {‘*@Pp* hlk@vt*}
    • Note que agora começei com uma aspa (‘). Essa aspa significa que quero fazer uma busca de frase – a sequência é importante. No caso, a sequência que quero é o verbo הלך no hithpael seguido por uma preposição qualquer.
      • Observe que a sequência acima segue a forma de escrita do hebraico – da direita à esquerda!
    • O código para uma preposição é um “P” maiúsculo (que significa “partícula”), seguido por um p minúsculo (“preposição)

Sei que algumas dessas buscas parecem meio aleatórias – e são! Mas é “fuçando” assim que você começa a perceber padrões na linguagem hebraica. Em um post futuro, voltarei a algumas das buscas aqui para explicar a importância desse tipo de pesquisa.


Pois então é isso aí pessoal. Se você tiver outra dúvida sobre o BibleWorks ou outro programa, escreva abaixo e tentarei responder em posts futuros!

3 comentários sobre “Como usar o BibleWorks: buscas morfológicas

  1. Pingback: Estudo Léxico: הלך no Hithpael – Isso é Hebraico!

  2. Pingback: Incongruência na Bíblia? Êxodo 6.3 e o nome de Deus – Isso é Hebraico!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s